Robert GranderathRobert Granderath, fundador e líder histórico da empresa GRANDO (Alemanha) foi, a partir de 1963, o responsável de inúmeras inovações no sector das piscinas.
Desenvolveu um sistema completamente automático de cobertura, através de persianas rolantes, para preservar a temperatura da água durante mais tempo e protegê-la das principais impurezas.
Esta foi uma verdadeira inovação, numa época em que o público em geral ainda não tinha preocupações relacionadas com a economia de energia e protecção do meio ambiente.


Hoje em dia, a empresa familiar por si fundada exporta as suas coberturas para 54 países.

Em 1996, Robert Granderath transferiu as rédeas da empresa para as mãos dos seus três filhos, permanecendo até ao final como conselheiro e inspirador da empresa GRANDO. Entretanto, a terceira geração também já está a trabalhar na empresa. Os avanços tecnológicos e as evoluções empresariais levaram ao desenvolvimento de novos produtos e de novas estratégias na Grando. Atualmente, as coberturas ainda são fabricadas na Alemanha. Embora fosse importante para Robert Granderath desenvolver uma cobertura única no seu género, para ele era também importante ver mais além dos limites da sua empresa e trabalhar em prole do sector no seu conjunto.


Avesso a colocar-se em primeiro plano, deixou o seu filho Bert ocupar-se da tarefa de mostrar o compromisso da Grando nas associações profissionais e nos organismos de normalização. No próximo ano, a cobertura de piscinas desenvolvida por Robert Granderath celebrará os seus cinquenta anos.


Toda a equipa do EuroSpaPoolNews envia as suas mais sinceras condolências a Bert GRANDERATH e toda a sua família.


Loïc BIAGINI